Sobre Tecnologia da Informação



Hoje em dia tudo é informatizado. Todos os seus dados são processados e armazenados de alguma forma. Quando você vai ao supermercado e passa o número do CPF ao final da compra, seus dados vão direto para computadores do governo. Se você compra um telefone novo e precisa cadastrar o número, uma complexa rede de comunicação salvará suas informações, e por aí vai.
 
Com a informatização de, praticamente, todas as áreas do conhecimento, se faz necessária a utilização de Tecnologias da Informação (TIs). Entende-se por Tecnologia da Informação, uma área que utiliza a computação para produzir, disseminar, armazenar, adicionar e utilizar diversas informações. É amplamente utilizada para “tratar” a informação em detrimento de algum objetivo.
 
A Tecnologia da Informação pode ser dividida de acordo com as seguintes áreas:
Hardware e seus componentes;
Software e seus meios;
Sistemas de telecomunicações;
Gestão de informações e de dados.
 
O avanço tecnológico tem proporcionado uma grande evolução às TIs, logo, a informática está conseguindo desenvolver um maior número de soluções. Com a digitalização, o aumento do acesso à internet e a capacidade de encontrar informações de maneira rápida e segura, a Tecnologia da Informação tem sua importância aumentada dia após dia. 
 
Então, quem precisa de Tecnologia da Informação? Todo mundo, já que informatizar (quase) tudo que nos rodeia virou diretriz. Não podemos trata-la como “modernidade” porque, na realidade atual, é uma necessidade – a informação sempre existiu, só que agora existe de maneira ampla, vantajosa e útil.